Ciências Econômicas – Tudo que você precisa saber sobre essa profissão.
A ciência econômica permite que os intérpretes das tendências econômicas globais e nacionais prevejam o impacto das mudanças econômicas gerais em grupos e setores específicos, estudando a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Os economistas estudam a flutuação da produção, a oferta de trabalho, o mecanismo financeiro da economia, a relação econômica com o exterior, a forma de competição entre as empresas e suas leis e regulamentos.
Portanto, eles podem preparar relatórios, formular estratégias de ação, realizar a divulgação da situação e fazer previsões sobre o futuro do ponto de vista econômico.
Os formados nesta área darão suporte para a construção e preservação do patrimônio pessoal da empresa ou poder público e desenvolverão planos para a construção e preservação desse patrimônio.
Devido à sua versatilidade, pode operar em entidades privadas, órgãos municipais, estaduais e federais, e até de forma independente.
Portanto, este curso de graduação inclui disciplinas como matemática financeira, estatística e econometria, além de disciplinas relacionadas ao pensamento econômico e à evolução econômica, social e histórica no Brasil e no exterior.
São áreas de atuação de Ciências Econômicas:
- Comercio internacional;
- Área de pesquisa;
- Área de perícia;
- Economia ambiental;
- Mercado financeiro;
- Mediação e arbitragem;
- Planejamento estratégico;
- Políticas públicas.
Principais atividades desse profissional
- Formular políticas econômicas para a empresa no contexto de mercado;
- Soluções de pesquisa para os problemas econômicos urgentes da empresa;
- Diante das novas regras impostas pela economia, pesquisar e analisar o comportamento dos produtos, comerciantes e consumidores;
- Estabelecer um plano para equilibrar as receitas e despesas dos diferentes departamentos da empresa e efetivamente controlá-los em uma posição favorável;
- Analisar a produção de commodities e distribuição de aluguel para resolver o problema de escassez de recursos.
Mercado de Trabalho para os profissionais de Ciências Econômicas
No mercado financeiro, os economistas podem agir realizando avaliações econômicas e elaborando planos.
Nos campos do agronegócio, indústria e comércio, são essenciais para cuidar das finanças e encontrar novos negócios, enquanto nas empresas menores, podem controlar finanças, tesouraria ou recursos humanos para administrar salários.
No setor público, os formados em ciências econômicas atuam em órgãos governamentais e no Banco Central (BNDES). Outra opção sempre relevante é no campo acadêmico, onde podem se dedicar a trabalhos de pesquisa.
Os economistas são especialistas neste trabalho. À medida que a população pressiona cada vez mais a transparência corporativa, essa área deve aumentar.
O curso superior de formação em ciências econômicas tem duração de 4 anos e o profissional tem salário médio de R$ 1.485,54 a R$3.992,75. Os valores tendem a variar de empresa para empresa e de projeto também, visto que os economistas podem atuar como autônomos.