Desenho industrial, tudo sobre o curso!

O que faz um profissional da área de desenho industrial?

O curso de desenho industrial é uma especialização em design. É oferecido na forma de bacharelado, grau técnico ou pós-graduação e profissionalizante.

Capacita profissionais responsáveis ​​por projetar manufatura mecânica e produzir desenhos técnicos desde os aspectos estéticos e construtivos.

O desenho industrial tem a interface de arte, arquitetura, engenharia e publicidade. Ao final do curso, os alunos serão capazes de sintetizar graficamente as informações necessárias ao processo de desenvolvimento ou produto.

A área de desenho industrial é muito voltada para cálculo e desenho geométrico.

Quem se especializa em desenho industrial pode fazer a formação de nível tecnólogo e de nível bacharelado.

Como é a faculdade de desenho industrial?

De acordo com o “Guia Curricular Nacional” elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o Bacharelado em Desenho Industrial segue as especificações curriculares do design, com foco no conteúdo da área e visando as qualificações.

Em algumas instituições, o desenho industrial é um dos principais nos cursos de design de produto. Conceito prático e teórico sobre eixos, a pessoa que seguir essa área precisa gostar de matemática.

Mercado de trabalho para quem faz desenho industrial

De fato, é preciso saber lidar com a pressão, pois é uma área de muita cobrança e responsabilidade. O mercado de desenho industrial é bem concorrido, porém temos poucos profissionais formados no mercado, a demanda do setor industrial é grande.

É importante que goste de matemática e saiba desenhar, pois esses serão os alicerces diários deste profissional.

O mercado de trabalho do designer industrial pode ser restrito, pois algumas empresas têm adotado a estratégia de contratar profissionais de outras áreas e agregar atividades relacionadas ao design industrial às suas funções.

Portanto, algumas empresas atribuem estrategicamente o acabamento de desenhos industriais a engenheiros mecânicos, projetistas de produto ou engenheiros de produção.

As melhores oportunidades de trabalho para esse profissional estão em grandes empresas.

Isso ocorre porque grandes organizações geralmente desenvolvem estratégias para criar equipes de pesquisa e desenvolvimento de projetos, e uma equipe diversificada de profissionais é formada.

O curso também estipula que os alunos precisam entender estética, design, materiais e comunicação.

Portanto, o currículo da unidade curricular inclui tópicos que permitem aos alunos adquirir esses conhecimentos e aplicá-los nas suas atividades como designers industriais.

O curso tem duração média de 4 anos e só é ministrado no ensino presencial. O título que os alunos recebem ao final do curso é Bacharelado em Desenho Industrial.

Na função de desenhista industrial, seu salário começa em R$ 2.069,00 e pode ir até R$ 3.241,00. O salário médio de um desenhista industrial brasileiro é de R $ 2.537,00. Com formação de nível superior em desenho industrial.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *