Curso de direito: Área de atuação, mercado de trabalho, por onde começar

Se você chegou até aqui é porque estar em busca de mais informações sobre o curso de direito, é uma área de atuação bem promissora é lidar com os problemas do outro em geral.

A lei é uma ciência que se concentra na aplicação e conformidade das leis e regulamentos de um país para organizar e manter boas relações interpessoais entre grupos e indivíduos na sociedade.

Para seguir carreira relacionada à prática jurídica, como advogado, procurador ou juiz, é necessário o bacharelado em Direito em curso reconhecido pelo MEC e fazer exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Após o vestibular, os cursos de Direito são sempre muito procurados. Um dos motivos é que, apesar do grande número de formandos em direito no Brasil a cada ano, esse tipo de formação pode render bons salários e tem um mercado amplo.

Como funciona o Curso de Direito?

É um curso que exige muito do aluno. Você tem que gostar de ler bastante. O curso é oferecido em redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil.

Nos primeiros anos do curso de Direito, serão ministradas disciplinas com conteúdo teóricos básicos, como sociologia, economia e teoria do estado. Nos anos seguintes, esses cursos se tornarão mais específicos, como direito civil, direito penal e direito comercial.

O curso oferece ainda atividades e aulas práticas, nas quais os alunos têm a capacidade de falar e debater, uma das características básicas da profissão.

O curso de graduação em direito tem duração de 5 anos no padrão bacharelado.

O que faz o profissional formado em Direito?

Estudantes de graduação em direito são formados com grandes responsabilidades. O advogado tem o objetivo de disciplinar, organizar e tornar a sociedade mais justa de acordo com a constituição nacional e o direito internacional.

Esse profissional pode atuar em diversas áreas de relacionamento interpessoal. Existem duas opções de carreira para profissionais do direito: carreira jurídica ou direito.

O profissional pode usar o direito civil, a arbitragem internacional, o direito administrativo e o direito penal. Ele também pode atuar em direito público, ministério público e delegacia de polícia.

Onde esses profissionais podem atuar?

O mercado de trabalho para profissionais formados em cursos de Direito é diversificado. Além disso, com a nova Lei de Processo Civil, a demanda por profissionais da área tende a aumentar substancialmente.

No Judiciário, o número de profissionais capacitados é inferior ao necessário, porém é uma área de atuação onde a procura estar crescendo.

Para os profissionais do direito, as carreiras públicas também são uma boa escolha.

Média Salarial de um advogado

Aqui no Brasil não existe uma remuneração média para a profissão, depende dos acordos coletivos e dos processos a qual o advogado vem atuar.

Em média 20% do valor da causa!

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *