Curso de botânica, carreira completa

Botânica é a ciência de plantas ou biologia vegetal é uma das ciências naturais mais antigas do mundo.

Muitas das melhores universidades no exterior, como os Estados Unidos e o Canadá, têm cursos de botânica especializados, mas esse número diminuiu nos últimos anos.

Os alunos preferem outras áreas do meio ambiente e das ciências naturais. A pesquisa relacionada a plantas faz parte da maioria dos cursos de graduação em biologia, mas à medida que entramos na pós-graduação, ela se torna cada vez mais profissional.

As principais universidades do Brasil e da América do Norte têm mestrado e doutorado em botânica e estão ativas em muitas áreas, portanto, estudantes de pós-graduação nesta área terão dificuldade em encontrar um emprego nesta área.

Hoje, a botânica se tornou parte de um estudo mais amplo da ecologia e de todos os atributos das ciências naturais que contém.

O que um Botânico faz?

Eles também podem trabalhar no aprimoramento de plantas que são mais resistentes ao desenvolvimento de linhas. Os ecologistas estudam a relação entre as plantas e o meio ambiente, entre si e com as comunidades de animais que usam as plantas de uma determinada maneira.

Também pode ser bem atuante no setor rural, mais na área agrícola, pois estuda o aparecimento das pragas na natureza.

Seu trabalho se concentra na proteção de espécies nativas, reduzindo a invasão de plantas exóticas e melhorando os serviços ambientais que elas fornecem (como a prevenção da erosão).

Você sabia que o trabalho dos botânicos é vital para a proteção do meio ambiente. Sua pesquisa ajuda a determinar como as diferentes plantas respondem às mudanças climáticas e como proteger as espécies nativas da invasão.

Os botânicos agrícolas estão comprometidos com a vanguarda da crise alimentar e ajudam a aumentar o fornecimento de medicamentos, fibras e madeira.

É uma profissão com futuro promissor de quem ama a natureza e gostaria de ser dedicar a isso.

Onde os botânicos atuam?

Esses profissionais trabalham em empresas de sementes, onde realizam pesquisas para melhorar as várias características das sementes.

Eles também trabalham em laboratórios de engenharia genética ou desenvolvimento de produtos para empresas de biotecnologia e / ou farmacêutica.

Alguns trabalham em museus, parques e jardins botânicos. Outros ensinam em universidades, faculdades e escolas. Outros profissionais de botânica atuam como consultores ambientais, realizando levantamentos florísticos para projetos de grandes empresas.

Grande maioria trabalha dentro dos laboratórios e outra parte nos escritórios.

Existem também os que trabalham fazendas criando mudas de diversas flores, como: mudas de Girassol, mudas de orquídeas, mudas de rosas, mudas de amor perfeito.

Formação e salário médio do Botânico

Para se formar em botânica, você precisa ser formado em ciências biológicas, agronomia, silvicultura ou outras áreas afins e concluir um programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado) em botânica. Um biólogo ganha hoje um salário médio de R$ 2.127,00

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *