Engenharia Civil: tudo que você precisa saber sobre a carreira.

Como é a carreira de Engenheiro Civil?

Hoje a profissão de Engenheiro Civil é promissora e regulamentada no Brasil. Para exercer a mesma é necessário graduação de 5 anos em curso registrado pelo o MEC.

O Engenho Civil é responsável hoje pela a segurança dos projetos de edificação. Atua no desenvolvimento de projetos estruturais, mas pode atuar também em outros setores tais como fiscalização, inspeção, pericia, transporte e saneamento.

Qual é o perfil do Engenheiro Civil?

Se você chegou até aqui é porque tem interesse pela a área e gostaria de saber mais informações sobre a carreira, primeiramente para seguir carreira como Engenheiro Civil você deve ter facilidade e gostar de lidar com números.

Pois o curso de graduação em Engenharia tem muito cálculo, ser uma pessoa organizada e bem meticulosa é importante também.

O Engenheiro Civil deve ser uma pessoa curiosa que busque pelas novas tendencias de mercado, principalmente no meio tecnológico voltada a construção civil.

Como é o mercado de Engenharia Civil?

O mercado no geral é amplo, isto porque o Engenheiro Civil pode atuar em muitas áreas distintas, tais como:

  • Estruturas e fundações;
  • Geotecnia e Solo;
  • Construção Civil e Urbanismo;
  • Saneamento;
  • Transporte e rodovias.

Tanto no setor privado, quanto público este profissional consegue colocação no mercado, além disso pode também investir na carreira como autônomo (PJ) e atender tanto na modalidade de docência disseminando o seu conhecimento através de consultoria em universidades de ensino de curso de graduação ou técnico.

Como é a formação em Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil é bacharelado tem duração de 5 anos para que o indivíduo receba título de Engenheiro. A base do curso é química, física e matemática.

Ao final da graduação o aluno precisa realizar estágio supervisionado para receber o diploma.

Além disso, hoje o curso de Engenharia Civil pode ser realizado na modalidade presencial ou no ensino a Distância mais conhecido como EAD.

Salário de um Engenheiro Civil

O salário médio de um Engenheiro Civil iniciante aqui no Brasil é R$ 6.650, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que dispõe dos melhores salários.

É o salário do mesmo varia muito de acordo com a área de atuação, pois o engenheiro pode atuar na área de consultoria, assessoria, assistência além também de poder atuar nos processos tecnológicos.

Além da Faculdade o Engenheiro Civil deve ter o registro obrigatório pelo o CREA.

Um Engenheiro Civil hoje aqui no Brasil pode ganhar até R$ 10.000 dependendo da área de atuação e da empresa também a qual estar trabalhando.

A área de concursos é também bem promissora, conseguindo aprovação a pessoa além do salário conta com a estabilidade que o concurso dispõe.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *