Curso técnicos ou Tecnólogos?

Existem muitas dúvidas entre curso técnicos ou tecnólogos, apesar de ambos terem o objetivo de acelerar o processo de aprendizagem.

Muitas pessoas buscam se profissionalizar em áreas que ofereçam formação rápida. Mas não sabem qual escolher, curso técnicos ou tecnólogos?

Uma das diferenças dos dois cursos é o tipo de certificação. Mas calma que logo abaixo vamos explicar tudo sobre os cursos técnicos e tecnólogos.

Qual escolher curso técnicos ou tecnólogos?

Se você está buscando um curso que não precise de diploma de graduação, o ideal são os cursos técnicos.

Além disso, no curso técnico você pode cursar junto do ensino médio e já saí com duas formações.

No entanto, o tecnólogo exige que o estudante faça o curso com uma duração de aula maior. Além disso, você já sai com o diploma de ensino superior.

No tecnólogo é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio. Ainda, nesse tipo de curso exige-se que se faça estágio e o trabalho de conclusão de curso – TCC.

Em outras palavras, é como se fosse um ensino superior, porém em menor tempo. Os ensinos de graduação normalmente duram quatro anos, já os tecnólogos, na maior parte das vezes, pedem dois ou três.

Além disso, é possível ingressar no curso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), via Programa Universidade para Todos (ProUni). E ainda pelo Financiamento Estudantil (Fies).

No curso técnico, o objetivo é capacitar o estudante para executar a parte prática. No entanto, existem ainda algumas subdivisões:

  • Curso técnico externo;
  • Curso técnico integrado;
  • Formação inicial ou continuada, ou ainda conhecido como qualificação profissional.
  • Curso técnico subsequente ou profissionalizante;
curso tecnico ou tecnologo

Além disso, algumas das vantagens em fazer a formação técnica são a rapidez na formação e a mensalidade costuma ser mais acessível.

Ainda, normalmente tem ótimo retorno financeiro e formação é mais prática comparada a outras formações.

Podemos acrescentar também que dá para pular as etapas de estágio e trainees, têm maior aceitação no mercado de trabalho e ainda servem como base para a graduação futura.

Qual a melhor opção?

Para saber se a melhor opção é técnico ou tecnólogo, você deve analisar seu perfil e o que você busca no mercado.

Leve em conta as informações acima e área que pretende seguir. Assim, ficará mais fácil escolher se prefere curso técnicos ou tecnológicos.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *