Ciências contábeis – Saiba tudo sobre essa profissão!

O curso de ciências contábeis forma profissionais com capacidade de planejar e administrar instituições. No final do curso, os alunos são legíveis para gerenciar contas pessoais e empresariais, registrando e controlando receitas, despesas e lucros.

Durante a graduação, os alunos aprenderão teorias e conceitos específicos da área, como educação geral, tributação, gestão e contabilidade pública e legislação.

Os futuros profissionais de ciências contábeis podem atuar na contabilidade rural, industrial e previdenciária.

Além de serem capazes de planejar e controlar os processos financeiros de uma organização, os alunos também podem orientar estratégias de negócios e fornecer consultoria contábil.

Certas atividades são exclusivas do profissional: perícia em auditoria e contabilidade.

De fato, a área de ciência contábeis e bem ampla e vasta.

Como é a faculdade de ciências contábeis?

O primeiro ano do curso de contabilidade concentra-se em disciplinas básicas, incluindo sociologia, economia, direito e administração.

O curso também inclui cursos que têm como foco a formação técnica e gerencial, como teoria e planejamento contábil.

O tempo médio de graduação em ciências contábeis é de quatro anos. A necessidade de estágios e realização de trabalhos fica a critério da instituição de ensino.

Você sabia que o Curso de Ciências Contábeis é dividido em 3 partes:

  1. Centro de formação básica: investigação relacionada com outras áreas do conhecimento, como administração, economia, direito, métodos quantitativos, matemática e estatística;
  • Centro de Formação Profissional: Pesquisa especializada em teoria contábil, incluindo o conceito de atividades atuariais e a quantificação de finanças, patrimônio, informações governamentais e não governamentais, auditoria, perícia, arbitragem e direitos de controle e suas aplicações nos setores público e privado;
  • Centro de treinamento de prática teórica: prática de curso supervisionado, atividades complementares, estudo independente, conteúdo opcional e prática em laboratório de informática com software de contabilidade atualizado.

O que faz o profissional de Ciências Contábeis?

Os contadores que legalizam as empresas, elaboram contratos sociais ou estatutos e notificam a autoridade competente para o encerrar.

Também administra os impostos da empresa e registra práticas e fatos contábeis. Além de preparar funções acessórias como declarações de impostos, autoridades e contribuintes, também controla o ativo permanente, administra os custos e administra o departamento de pessoal.

Os profissionais de contabilidade também administram o registro de contas nas instituições correspondentes, elaboram demonstrações financeiras e prestam consultoria e informações de gestão.

Também pode realizar auditorias internas e externas, atender a solicitações de órgãos fiscalizadores e conduzir conhecimentos profissionais.

Onde o profissional de Ciências Contábeis pode atuar?

Os contadores trabalham em agências de contabilidade e departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e de serviços, incluindo bancos. Você pode ser um trabalhador autônomo ou alguém com carteira de trabalho assinada que pode trabalhar em um ambiente fechado e sob supervisão durante o dia.

No entanto, os especialistas em contabilidade podem trabalhar por conta própria, sem supervisão, e podem desempenhar suas funções remotamente.

O salário médio de um contador aqui no Brasil varia muito, mas costumam a ficar na faixa salarial de R$ 3.450,61 a R$ 7.000,00. O salário do contador varia muito da modalidade Pessoa Jurídica da Pessoa Física.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *